Fazendo Marketing e Fechando Negócios
16/03/2011 20:15Um dia destes tava pensando...
Já há algum tempo que amigos vêm me questionando sobre uma passagem bíblica adaptei para minha realidade de vendas, que diz assim: “onde dois ou mais estiverem reunidos, ali Eu estarei, fazendo marketing e fechando negócios”.
A primeira vista pode parecer uma frase pretensiosa, mas se analisarmos o conceito de Marketing, veremos que na verdade é uma frase que denota a realidade.
Se eu perguntar a Você o que vem a ser marketing o que você diria?
Muitas vezes também me fiz esta pergunta, e depois de ler livros, conversar com estudantes e profissionais da área descobri que o Marketing é DEES.
Descobrir
Entender
Encantar
Satisfazer
Vamos juntos esmiuçar esta “palavrinha” que criei:
Descobrir: Para fecharmos um bom negócio é importante sabermos o que o cliente precisa, seja para efetivarmos a venda ou contornarmos uma objeção. Descobrir quais são os anseios ou empecilhos que podem travar a negociação. E só fazemos isso elaborando boas perguntas. Afinal o que move o mundo, são as perguntas ou as respostas?
Entender: É muito importante que entendamos realmente o que nosso cliente esta querendo dizer. Muitas vezes pecamos por achar que entendemos ou por julgar que nos fizemos entender. Uma boa dica para verificar o entendimento é de reafirmar o que o cliente acabou de dizer, costumo usar assim: “então pelo o que entendi o produto agrada, mas o senhor precisa de um prazo adicional?” Com esta atitude você pode ter a certeza sobre o seu entendimento ou descobrir que realmente o cliente esta querendo outra coisa.
Encantar: Este é o momento de você mostrar seu diferencial, é o momento de mostrar que Você, o produto é a empresa que você trabalha estão dispostos a tudo para agradar o cliente. Seja cordial, mostre interesse, escute, dê opções, sirva uma água, ofereça uma amostra, se possível permita que o cliente toque o produto, mostre os catálogos, demonstre conhecimento sobre aquilo que esta vendendo etc..
Satisfazer: É a hora em que você deixa seu cliente realmente feliz, contente, enfim, satisfeito com a compra realizada, com o atendimento recebido e com as soluções apresentadas. Para isto reforce os benéficos que o produto ou serviço podem proporcionar; ofereça descontos à vista; políticas de parcelamento; demonstre que Você também esta satisfeito em atendê-lo. Trabalhe o pós-venda, pois ao fazer isto Você consegue Satisfazer, encantar e descobrir novas oportunidades.
Companheiros percebam que apesar de terem sido apresentadas separadamente, por uma razão didática, cada uma destas palavrinhas estão intimamente relacionadas, não importando a ordem, mas sim sua utilização. Longe de mim querer diminuir ou criar uma nova forma para conceituar esta “ciência” que tanto admiro, chamada Marketing, quis apenas mostrar que “quando duas ou mais pessoas estão reunidas, pode sim, fazer marketing e fechar bons negócios.
Um forte e fraternal abraço.
Eustáquio Santos.·.