Saindo da Zona de Confronto

28/02/2011 10:43

 

Um dia destes tava pensando...

Atualmente qualquer cliente, seja ele pequeno médio ou grande tem feito aquela “bendita lista de cotação”. E a grande maioria destes clientes confere o milésimo de centavo para fechar um negócio. E isto eu bem sei que irrita. Mas se ponham no lugar deles. O cliente de vocês também precisa sobreviver, ele tem que ter preços competitivos, pois a concorrência dele também é bem grande. Foi ai que pensei, ora, o que trás a fama a um supermercado de ser barateiro são os produtos ditos “nervosos”, aqueles que o consumidor tem percepção de valor, como sabão em pó, esponja de aço, cervejas, leite em pó, extrato de tomate entre outros. Pois bem, estes produtos estão sempre encabeçando as listas de cotação, temos que colocar o preço sim, mas tem aqueles que nem o cliente tão pouco o consumidor tem esta percepção, e ai é o momento de você e seu cliente ganharem dinheiro.

Vejam só, os clientes sabem a media de preço do sabão em pó, mas grande maioria desconhece o preço de um alvejante, de bucha de cozinha, de um varal, de um pregador de roupas; os clientes sabem o preço de fraldas mas quantos sabem o preço do talco, de um esparadrapo, de eu alfinete, lenço umedecido ou bico para mamadeiras; os clientes sabem a media de preço de um azeite mas desconhecem o valor de um bico dosador; os clientes sabem a media de preço de um desinfetantes, mas desconhecem o preço de luvas higiênicas ou vassouras para limpar vasos sanitários quantos clientes sabem a media de preço de uma fita isolante, de lâmpadas, palitos de dentes, fios para extensão ou chuveiros?

Vejo gôndolas cheias de enxaguantes bucais, mas nenhum creme dental para dentes sensíveis. Vejo gôndolas cheias de absorventes, mas nenhum sabonete intimo.

Companheiros temos que vender esta idéia para nossos clientes, temos que sair dos confrontos de preços e trabalhar as margens de lucratividade. Temos que passar de vendedores a consultores de venda.

Nada acontece da noite para o dia, mas comecem a trabalhar este conceito e se tornaram diferenciados perante o mercado.

Um forte e fraternal abraço a todos.

Eustáquio Santos.·.